top of page
Minha Escolha:
Procure por Tag:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

(San Andres) O que você precisa saber para viajar de boas

A ilha San Andres é a principal ilha que forma o arquipélago de San Andres, Providência e Santa Catalina. Localizado no meio do mar do caribenho e pertencente à Colômbia, esse tem se tornado um destino muito popular entre os brasileiros por ser tão acessível, quanto paradisíaco. Repleta de paisagens de tirar o fôlego, a ilha também oferece muitas atividades para todos os gostos, esteja você viajando solo, com amigos, um companheiro ou com a família.

A princípio, vou informar os principais detalhes que você deve saber, caso queira viajar sossegado e garantir uma viagem tranquila, sem nenhuma surpresa ruim

> Certificado de Vacinação Internacional / Vacina da Febre Amarela

Muitas pessoas não sabem da necessidade desse documento ou esquecem de estar com a vacina em dia, e acabam tendo os planos de viagem massacrados por falta dessa bendita exigência. Parece exagero, mas esse é um fator super comum de impedimento para viagens à Colômbia, uma vez que ter a vacina da febre amarela é absolutamente obrigatório.

Então, a primeira e mais importante dica é: se programe, com bastante antecedência e garanta ter a vacina da febre amarela e seu certificado de vacinação em dia.

Tendo a vacina da febre amarela, você pode agendar uma visita ou ir direto a um posto da Anvisa mais próximo (há postos nos aeroportos de Guarulhos e de Congonhas, mas atendem com data marcada), para emitir seu certificado de vacinação internacional

Também é muito importante saber, que não adianta tomar a vacina em cima da hora, uma vez que você precisa estar vacinado pelo menos 10 dias antes de fazer a viagem, para que o babado da vacina possa surtir efeito. Se você não respeitar esse prazo mínimo, eles também não autorizam seu embarque.

(Um amigo acabou tendo que comprar novas passagens e recebeu esse balde de água fria no momento do check in, pois tinha tomado a vacina poucos dias antes de viajar)

> Tarjeta de Turismo

Para adentrar na ilha de San Andres, é necessário obter uma tarjeta de turismo. O valor sofre algumas alterações ano após ano, e me lembro de ter pago cerca de 47 dólares pela minha (lembrando que viajei em abril de 2018). A tarjeta pode ser adquirida aqui no Brasil, ou durante a conexão até o destino, os valores podem variar um pouco dependendo de onde você o adquire. No meu caso, eu comprei no Panamá, que foi o local de conexão do meu voô. Ela possui duas vias; uma você entrega para poder entrar na ilha, e outra você deve guardar consigo para entregar no momento da saída.

> Passaporte e Visto

Apesar do passaporte não ser obrigatório para entrar na Colômbia, ele é obrigatório caso você faça conexão através do Panamá. Portanto, caso você faça uma escala por lá, não deixe de levar seu passaporte para evitar ser barrado.

A Colômbia é muito tranquila em termos de documentação, e também não exige visto para quem vai até lá apenas como turista, ou caso você permaneça até 90 dias no país. Caso você não tenha passaporte, é aceito o RG (carteira de identificação) em bom estado e emitida dentro de 10 anos. Eles são bem flexíveis, mas também não abusem disso: carteira de motorista e certidões de nascimento, não podem substituir o passaporte ou RG; para viajar, ou é um ou é outro.

> Praias

As praias da ilha são completamente paradisíacas! Embora em certos horários estejam repletas de turistas, é possível aproveitar bastante as praias do centro e das pequenas ilhas próximas.

São elas:

• Johnny Cay

• Acuario

• Haynes Cay

• Rocky Cay

Cayo Bolivar está fechada e sem previsão para receber turistas novamente, pois sofreu muito com o dano excessivo causados pela má conservação por parte de seus visitantes. Além dessas pequenas ilhas, também é parada obrigatória conhecer :

• La piscinita

• West View

São lugares onde você pode nadar e fazer snorkel apreciando uma vista maravilhosa, e até pular de trampolin ou descer de tobogã. West View também é ponto para mergulhadores e possui uma estátua de Poseidon no fundo do mar.

Os passeios para esses lugares costumam custar de 25 à 45 mil COPS, e incluem 2 ou até 4 lugares para serem visitados no mesmo dia. Duas das coisas primordiais que devem estar no seu check list antes de visitar quaisquer desses lugares são: kit para snorkel e sapatilhas.

As praias em sua grande maioria, tem pedras grandes e restos de corais que machucam muito os pés de quem se atreve a nadar sem as tais sapatilhas. Os aparatos de snorkel são essenciais para que você possa desfrutar de uma das vistas aquáticas mais lindas que San Andres oferece: os diversos cardumes de peixes que nadam lado a lado com você, principalmente no Acuario, em Rocky Cay, em La Piscinita e em West View.

Ambos aparatos podem ser adquiridos com muita facilidade em lojinhas pela ilha, ou até alugados. Caso decida comprar, recomendo que pesquisem bem, pois sempre dá pra achar um preço melhor que outro por lá; por exemplo, paguei nos meu kit de snorkel com óculos de vidro 25.000 COPS, mas geralmente a venda era em torno de 45.000 COPS; quanto às sapatilhas especiais, paguei 15.000 COPS, mas o preço comum era em torno de 20.000 COPS (minhas amigas que tinham o pé menor e calçavam entre 34-35, conseguiram comprar sapatilhas por 10.000 COPS. Como eu calço 38-39, foi mais difícil encontrar uma sapatilha para mim... ser sapatão custa caro)

> Seguro Viagem

Esse é um ponto bem importante pra quem pretende desbravar San Andres. O seguro viagem é sempre indicado para viagens internacinais, por mais remotas que sejam as chances de acontecer algum contratempo, temos que buscar ser bem conscientes para poder maximizar o proveito de nossa jornada. Ainda mais, se assim como eu, você for o tipo de pessoa que gosta de fazer viagens independentes e sozinho.

- Por que é tão importante fazer um seguro viagem para San Andres?

Pense que você está indo para uma ilhazinha no meio do mar caribenho, com menos recursos e modernidade do que está habituado, na qual você estará constantemente exposto à situações que podem colocar sua saúde em risco, desde o clima de calor intenso, até mesmo as mais simples atividades, tais como: contato com o mar de água salgada com fundo cheio de rochas e pedaços de corais (que diga-se de passagem que os corais machucam feio! tive um corte no pé feito por corais em West View, e queimei minha perna durante o mergulho em um coral de fogo), comidas de rua e água de qualidade suspeitas (diarréia é um mal que acaba atingindo muitos dos turistas, fique atento); e também de casos de assalto à mão armada e furtos (como foi no caso do meu hostel, onde a suspeita inclusive recaia sob funcionários de lá)

Sejamos sinceros: por mais precavido que você seja, as chances de algum imprevisto ruim acontecer, são elevadas. Portanto é fundamental se prevenir, até porque o custo de um seguro até lá, gira em torno de 80 reais (e dependendo da agência eles ainda parcelam em suaves prestações), ou seja, é um custo muito pequeno pela segurança e retorno que te oferece.

Quando fui viajar, meu seguro ficou em R$ 83.60 e tinha incluso seguro de bagagem até R$10.000, atendimento médico, e até (se der muito ruim mesmo) despesas funerárias (o foco é não morrer, mas né...). Ainda bem que não foi necessário ativá-lo, mas me senti melhor sabendo que estava amparada.

 

Este foi meu primeiro post da saga de San Andres

Em breve, trarei mais detalhes e dicas de atividades, ilhas e diversão!

Espero que tenham gostado e que continuem acompanhando :)

Com carinho,

Aline Borges


Nenhum tag.
Fique a Par:
bottom of page